Powered By Blogger

domingo, 12 de junho de 2011

- entendendo o SENSO COMUM e a CIÊNCIA.

Durante a nossa vida adquirimos aprendizados que passam de geração para geração, aprendemos com nossos pais a olhar para os lados ao atravessar a rua, a não pegar carona com desconhecidos, a plantar na época correta, a evitar o “bafo” da chuva, a tomar mel e lambedores quando tossimos... com nossos colegas na escola aprendemos a paquerar e, a “ficar” com a menina ou menino que se destaca aos nossos olhos, a nos comportarmos em sala de aula, a valorizar determinados comportamentos. No dia a dia as rebuscadas teorias científicas são simplificadas, para que possam ser aplicáveis à nossa realidade e para que possam se adaptar a nossa interpretação. São esses aprendizados, que acumulamos cotidianamente e que são passados de geração para geração ao qual chamamos de SENSO COMUM.  

A Ciência é uma atividade que tem como objetivo a busca pela compreensão, pelo esclarecimento aprofundado do cotidiano, ela busca elucidar e alterar o cotidiano a partir de um estudo sistemático. A ciência tende a se afastar da realidade para compreendê-la melhor, fazendo de algum aspecto do cotidiano o seu objeto de estudo, sobre o qual irá desenvolver o conhecimento científico. A linguagem utilizada para descrever esse conhecimento científico construído é necessariamente rígida e rigorosa, e o próprio conhecimento é obtido de forma programada, sistemática e controlada, pois ele tem de ser verificável. Há ainda uma característica fundamental da ciência, ele aspira à objetividade, à neutralidade (ausência de emoções), é esse conjunto de características que permite denominarmos um conjunto de conhecimentos de científico.

Baseado em: cap. 1 de Bock, A. M. B.et all., Psicologias – uma introdução ao estudo da psicologia, São Paulo, Ed. Saraiva, 1999. 
Hilton Japiassu. A psicologia dos psicólogos, 2.ed. Rio de Janeiro, lmago, 1983. p. 24-6.

4 comentários:

  1. Olá tudo bem.
    Obrigada pelas informações foi de grande ajuda.
    Deus te abençoe!
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Foi ótimo compartilhar conceitos na base da Psicologia com todos, este blog é ótimo!!!

    Até mais,

    Moses Lima

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Acabei de descobrir o blog através de uma rápida pesquisa.
    Texto bastante esclarecedor. Recomendo o Blog!

    ResponderExcluir