Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Questões - Personalidade e falsa conciência

Explique o conceito de personalidade.
Personalidade é um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizados de forma própria, é responsável por fazer o indivíduo agir, sentir e pensar de forma individualizada em determinadas circunstâncias, essa personalidade se revela através da interação do individuo com seu meio ambiente.

Que são barreiras situacionais, interpessoais e intrapessoais?
Barreiras situacionais são situações que impedem o individuo de realizar um objeto ou uma tarefa, essas barreiras podem ser físicas ou ambíguas.
Barreiras interpessoais são barreiras que impedem que haja a satisfação do motivo, essa pode se da através do poder ou da comunicação.
Barreiras intrapessoais são obstáculos que impedem a pessoa de atingir seus objetivos, existem dois tipos, o primeiro se da devido a alguma deficiência física ou mental ou a ausência de uma habilidade específica, já a segunda se da devido a motivos conflitantes da própria pessoa.

Por que é importante conhecer a organização em que trabalha o indivíduo para compreender sua personalidade?
por que dependendo das próprias características de personalidade dos indivíduos a estrutura da organização influencia mais ou menos. O impacto das forças da estrutura organizacional na personalidade é menos significativa quando os indivíduos centram seus objetivos na auto realização e mais significativo quando os indivíduos buscam status onde seus pensamentos e ações ligam-se ao contexto social.

Quais os problemas da avaliação da personalidade encontrados pelos psicólogos?
Um dos problemas é a impossibilidade de medir as características da personalidade, pois cada ser possui multiplicidade de traços de personalidade o que acarreta uma certa dificuldade de identificar um número operável de traços úteis para descrever o indivíduo e seus comportamento. Outro problema é que as avaliações de personalidade não são um meio "mágico" que irá da a certeza e revelar a complexidade dos indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário