quarta-feira, 15 de junho de 2011

LIDERANÇA

A liderança é um processo social onde no qual se estabelecem relações de influência entre pessoas. O núcleo dessa interação está no líder ou nos líderes, seus liderados, um fato e um momento social. O processo social da liderança é encontrado em diversas situações, tais como família, esporte e trabalho.

Os primeiros estudos sobre a liderança ganharam maior notoriedade com a teoria das necessidades de Abraham Maslow, na década de 50. Alguns estudos desenvolvidos ao longo do século XX e que foram sintetizados por Taylor e Hawtorne deram maior ênfase a aspectos comportamentais relacionados ao trabalho e é nessa fase que se encontra um dos estudos mais importantes sobre tipos de liderança e que se tornou referência para muitos administradores. Foi proposto por McGregor na década de 1960, com a Teoria X e a Teoria Y, onde os valores do líder sobre as intenções dos liderados determinariam um processo de influência mais autoritário (X) ou mais participativo (Y), esse modelo se transformou em um dos pilares da teoria da administração. Mais recentemente o conceito de liderança retomou os ensinamentos clássicos de Maquiavel, propostos em O Príncipe e de Weber,

Atualmente há uma grande preocupação com a formação de equipes de trabalho no processo de liderança através do conceito de liderança de alta performance, onde o líder é tido como um catalisador de talentos e garantia de resultados em ambientes altamente competitivos. A liderança se trata de um processo de influência entre líder e liderado exercida de forma intencional pelo líder,

Algumas tendências mais contemporâneas abordam diversas teorias da liderança, que subsidiam práticas e políticas de gestão em empresas, algumas dessas principais teorias são a teoria dos traços, a teoria dos estilos de liderança e teoria dos enfoques situacionais ou contingencial.

Muitas mudanças no ambiente empresarial, tais como a existência de novas arquiteturas organizacionais e de negócio, a globalização e a maior complexidade existente nas organizações (aumento da capacitação e do nível de informação dos colaboradores e aumento da importância da liderança existente na organização), fizeram com que o líder empresarial adquirisse novos perfis, deixando para trás a visão do ‘controlados’ e adotando uma face de ‘facilitador’, surgindo daí conceitos como o de Líder Coach. O líder moderno tende a buscar uma visão estratégica para a empresa em detrimento de apenas soluções de curto prazo.

A liderança é um processo onde o líder busca, juntamente à sua equipe, o alcance de metas através da mobilização, motivação, comunicação e solução de conflitos, estabelecendo estratégias e definindo políticas que irão guiar o futuro da empresa. 

Baseado em Liderança (...)
Ana Cristina Limongi-França
Eliete Bernal Arellano.

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