Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Motivação e a organização.

            Em uma empresa ou organização, é imprescindível que os gestores e colaboradores trabalhem em busca da realização de objetivos comuns. Trabalhar em equipe é uma tarefa desafiadora que exige disciplina, empenho, organização, ética, respeito e comprometimento. Para que uma organização obtenha resultados satisfatórios em relação ao trabalho das pessoas que dela participam é necessário bom desempenho em equipe, aliado a bom planejamento de atividades e, especialmente, motivação.
            O alcance dos objetivos de uma organização depende de uma sintonia de gestores e colaboradores, ambos seguindo uma mesma direção. É de suma importância que as pessoas trabalhem em ambientes favoráveis a realização de suas atividades e que propiciem o crescimento profissional e individual de cada componente. Condições ambientais favoráveis, bons instrumentos de trabalho, tarefas definidas, satisfação e motivação são elementos imprescindíveis para bons resultados laborativos e lucros organizacionais.
            Todos os integrantes de uma empresa precisam almejar o mesmo objetivo, por isso, o trabalho em equipe é tão valorizado. É desafio para líderes e gestores manter as pessoas motivadas para o trabalho. Os colaboradores precisam se sentir parte da empresa.  Esse sim é um fator motivacional que não     se             mede  valor.
                A motivação é uma sinergia interna em cada indivíduo que impulsiona a realizar suas tarefas. Para que as pessoas sejam motivadas são necessários estímulos externos. Dentro de uma organização encontram-se diversas formas de motivar os funcionários. Em troca de bons resultados podem-se oferecer benefícios, aumento de salários, efetivar promoções, oferecer prêmios, etc.. Também existem formas de motivar sem necessidade de dinheiro ou outro material, como, por exemplo, a valorização do funcionário na empresa.
            O fato de um colaborador se sentir indispensável para a organização é de inestimável poder de motivação. Isso eleva sua auto-estima, o faz sentir capacitado e valorizado enquanto profissional, que reflete diretamente no resultado dos lucros da organização.  
       Para tanto, a motivação está inerente em cada pessoa, mas precisa de estímulos externos. Para que as atividades sejam realizadas satisfatoriamente dentro da organização é preciso que haja motivação, existem várias formas de motivar as pessoas, cabe aos líderes e gestores de recursos humanos perceber a melhor estratégia de promover motivação na sua equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário