Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Behaviorismo

                O objetivo da Psicologia é o estudo do comportamento de um organismo em interação com o ambiente. Tem Como fundadores John Watson, além de Edward Tolman,  Edwin Guthrie, Clark L. Hull e B.F. Skinner. Watson criticava o estruturalismo e o funcionalismo se queixando sobre o fato de que os fatos da consciência não podiam ser testados e reproduzidos por todos os observadores treinados, pois dependiam das impressões e características de cada pessoa. O mesmo sentiu que os psicólogos deviam estudar o comportamento observável e adotar métodos objetivos. Em 1912,  nasceu o behaviorismo, nascendo para dominor a psicologia americana por trinta anos.
Os psicólogos behavioristas estudavam os eventos ambientais (estímulos), o comportamento observável (respostas) e como a experiência influenciava o comportamento, as aptidões e os traços das pessoas mais do que a hereditariedade.
Frederick Skinner vai além do behaviorismo de Watson e com ele nasce o behaviorismo radical que também considera os eventos ambientais, o comportamento observável (ações do indivíduo), mas também considera os comportamentos internos ou privados (pensar, sentir, etc). O mesmo considerava de grande importancia Analisar o comportamento em si, e não alguma causa subjacente suposta, para ele todos os comportamentos, inclusive os inadequados, são adquiridos através de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário