Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Psicanálise

O pai da psicologia Sigmund Freud foi alvo de muitas criticas quando passou a estudar e investigar os mistérios do psiquismo (fantasias, sonhos, entre outros) como um problema cientifico.
Freud descreveu três níveis de consciência, o consciente, que abarca todos os fenômenos que em determinado momento podem ser percebidos de maneira conscientes pelo indivíduo; O pré consciente, que se refere aos fenômenos que não estão conscientes em determinado momento, mas podem tornar-se, se o indivíduo desejar se ocupar com eles; O inconsciente, que diz respeito aos fenômenos e conteúdos que não são conscientes e somente sob circunstâncias muito especiais podem tornar-se.
A psicanálise enquanto teoria caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados, enquanto método de investigação caracteriza-se pelo método interpretativo que busca o significado oculto daquilo que é manifestado através de ações e produções imaginárias. A prática profissional é a forma de tratamento, análise que busca o autoconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário