Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de maio de 2011

BEHAVIORISMO

O termo behaviorismo foi utilizado pela primeira vez em 1913 por John B. Watson. O behaviorismo tem como objeto de estudo da psicologia o comportamento humano, um objeto observável e mensurável em que os experimentos podem ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos, foi a partir dessas características que a psicologia passou a se vista como uma ciência.
Watson defendia a perspectiva funcionalista para a psicologia, o estudo do comportamento através das funções de variáveis do meio, para ele certos estímulos levam o comportamento a dar determinadas respostas porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos, Watson buscava construir uma psicologia sem alma e sem mente, e que tivesse uma capacidade de prever e controlar.
Ao longo do tempo o objeto de estudo do behaviorismo se modificou, o comportamento passou a ser visto como a interação do sujeito com o meio e não como uma ação isolada.
Skiner foi outro behaviorista de grande importância, esse ficou conhecido pelo behaviorismo radical, o comportamento é estudado através da análise experimental, para essas análises ele criou o conhecido experimento chamado de caixa de skiner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário