Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Estudo do texto "O BEHAVIORISMO"

Bom dia!!!

Pessoal, fiz esse mapa que me auxiliou bastante na compreensão do texto. òtima prova a todos, espero que possa ajudar um pouco.

PS: click na imagem que ela abrirá mais nítida!


Faltou incluir outros processos de análise experimental, sendo eles:

EXTINÇÃO


Procedimento onde a resposta deixa de ser reforçada, como consequencia a resposta dimunuirá de frequencia ou até mesmo deixar de ser emitida.

PUNIÇÃO


Consequencia de ações que leva a supressão temporária da resposta sem, alterar a motivação.


CONTROLE DE ESTÍMULO

DISCRIMINAÇÃO

Capacidade de perceber diferentes estímulos e se comportadar de maneiras diferentes de acordo com a situação.


GENERALIZAÇÃO

Responde de forma semelhante a um conjunto de estímulos percebidos como semelhante.


terça-feira, 26 de abril de 2011

Glosário

Behaviorismo: comportamento, conduta.

Comportamento: conjunto de operações selecionadas em função das informações recebidas pelo ambiente.

Ações: é o que se faz a partir de estímulos psicofísicos do corpo humano, são atividades concretas e reais.

Aprendizagem: respostas aos estímulos esternos.

Fuga: saída,retirada.

Generalização: estímulos semelhantes.

Comportamento: conjunto de ações do indivíduo.


Questionário

01- Para os behavioristas qual o objeto de estudo da psicologia e como é caracterizado?
Para o behaviorismo o objeto de estudo da psicologia o comportamento. O behaviorismo caracteriza-se pelo estudo da interação entre os eventos ambientais e o comportamento do individuo, ou seja, estuda os estímulos e as respostas através da observação objetiva.
02- Qual ou quais as diferenças entre behaviorismo metodológico e behaviorismo radical? No behaviorismo metodológico a principal preocupação são os métodos das ciências naturais, onde o ambiente refere-se apenas as condições externas e o sujeito é caracterizado apenas como um organismo semelhante a qualquer outro animal, assim o behaviorismo metodológico nega as emoção e sentimentos do indivíduo. O behaviorismo radical foca nas explicações científicas através de experimentos e desenvolvimento de termos e conceitos científicos, de acordo com essa linha de pensamento o comportamento humano é algo que está sempre mudando.
03- Explique o condicionamento respondente.É um tipo de interação em que a resposta é emanada imediatamente após o estimulo, o comportamento é involuntário a certos estímulos, por exemplo, quando contraímos e dilatamos a pupila dos olhos devido a mudança da luminosidade.
04- Explique o condicionamento operante.O condicionamento operante é aquele em o aprendizado ocorre naturalmente, é modelado através das ações que se tem em determinadas ocasiões, essas ações (respostas) tem consequência sobre a probabilidade de acontecer novamente,o condicionamento operante é o aprendizado que ocorre naturalmente e voluntariamente
.05- Diferencie:
  • Reforçamento positivo e reforçamento negativo
O reforçamento positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da ação (resposta) que produz a consequência ocorrer novamente,esse aumento da probabilidade de nova ocorrência se da pela presença de uma recompensa. O reforçamento negativo retira um estimulo que cause desconforto após a obtenção da resposta que se pretende.
  • Reforçamento negativo e punição
No reforçamento negativo, após a resposta pretendida há a retirada de um estimulo que provoque o desconforto, já a punição se aplica quando há um comportamento que não se pretende, a punição é aplicada com o intuito de que esse comportamento seja suprimido.
  • Punição e extinção
A punição é procedimento que reduz a probabilidade do comportamento, o seu objetivo é a extinção do comportamento que está sendo punido, normalmente essa extinção do comportamento é temporária e não altera a motivação. A extinção é um procedimento utilizado para que certas respostas deixem de ser emitidas.
  • Fuga e esquiva
A fuga é processo no qual o comportamento reforçado é aquele que termina com um estimulo aversivo já em andamento. A esquiva é um processo no qual os estímulos aversativos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o individuo execute um comportamento que previne a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo estímulo.
  • Generalização e discriminação
Generalização é quando estímulo controla uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo diferente só que semelhante. Na Discriminação o indivíduo aprende a discriminar estímulos quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro, ou seja, um estímulo pode ser reconhecido como discriminativo de uma situação de reforço.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Behaviorismo radical # Behaviorismo Metodológico


O behaviorista metodológico não nega a existência da mente, mas nega-lhe status científico ao afirmar que não podemos estudá-la pela sua inacessibilidade. é como se esse behaviorismo não acrdeitasse na ciência para explicarseus fenomênos. Já o behaviorista radical nega a existência da mente e assemelhados, mas aceita estudar eventos internos.

O behaviorista radical rejeita o mentalismo por ser materialista, e acaba com o dualismo por acreditar que o comportamento é uma função biológica do organismo vivo. Não preciso da mente para respirar, não explico a digestão por processos cognitivos, porque explicaria o comportamento por um ou outro? o Behaviorismo Radical, determinando o comportamento como o objeto de estudo da psicologia ao invés da mente ou da psiquê, ele considerou que todo comportamento tem uma origem Enquanto que o o behaviorista metodológico rejeita estudar eventos internos que se reconhece sua existência? Porque dá importância filosófica à diferença na localização -interna/externa- de eventos; porque praticamente equaciona eventos internos com eventos mentais; por que rejeita a introspecção?

Foi na Grécia, durante o período da antiguidade, que começou a surgir o interesse em explicar a realidade e os acontecimentos do cotidiano, de inicio essas explicações se dava através da mitologia, depois surgiu a filosofia e alguns estudiosos passaram a se dedicar ao "estudo da obra", ou seja, sentimentos,desejos,emoções etc.
Para os pré-socráticos o homem via/vê o mundo através de sua percepção,havia um grande discussão entre materialistas e idealistas a respeito de o homem ver o mundo que existe ou mundo existir porque o homem o vê. A partir de Sócrates a psicologia ganhou mais consistência, para esse o que realmente caracteriza o homem é a razão ( o homem é responsável por suas próprias ações), depois surgiram mais duas teorias, a platônica que defendia a imortalidade da alma e o fato dela ser concebida separada do corpo, e a teoria aristotélica que afirmava que a alma é mortal e tem relação com o corpo.
Na idade média a psicologia sofreu a influência da igreja católica, nessa época dois estudiosos e religiosos se destacaram com seus estudos,Santo Agostinho que defendia que a alma se separava do corpo e que todo homem ao nascer tem uma parte divina, e São Tomas Aquino que distingue a essência da existência, segundo o mesmo apenas Deus é capaz de reuni-las. Durante o Renascimento as ciências tiveram um grande avanço, as noções de psicologia começaram a se consolidar, no século XIX essa deixa de ser apenas um ramo da filosofia e passa a ser considerada como uma ciência que tem suas próprias abordagens e teorias.

Behaviorismo


É um termo genérico para agrupar diversas e contraditórias correntes de pensamento na Psicologia que tem como unidade conceitual o comportamento, mesmo que com diferentes concepções sobre o que seja o comportamento. Consiste numa palavra inglesa behaviour (RU) ou behavior (EUA) significa comportamento, conduta. Os behavioristas de orientação positivista trabalham com o princípio de que a conduta dos indivíduos é observável, mensurável e controlável similarmente aos fatos e eventos nas ciências naturais e nas exatas.



E para você o que é Behaviorismo?


Será que se resume nesta frase ou talvez essa frase não seja do pensamento Behaviorista.

"O destino e o livre arbítrio são os dois polos de uma única coisa: a vida."